Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha, em 1883. Foi uma criança frágil que sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Na adolescência, tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Em 1912, Pilates tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard.
Como surgiu o Pilates
Durante a I Guerra Mundial o alemão Joseph Pilates foi exilado numa ilha inglesa, onde começou a trabalhar rotinas de condicionamento físico e mental, inventadas por ele, com os companheiros de exílio. Com as pessoas que tinha restrição de movimentos, ele aplicava molas e resistências nas camas, garantindo-lhes recuperação de força e mobilidade. Mais tarde esses objetos primários utilizados, dariam origem aos equipamentos que, hoje, fazem tanto sucesso.
Devido aos grandes resultados obtidos com tais exercícios, o método foi praticado por funcionários e soldados ingleses. Por não serem repetitivos e extenuantes, os exercícios que ele propunha se adequavam às necessidades de cada um.
Através destes exercícios, consegui salvar da morte por influenza, a terrível gripe que surgiu na época, todos os prisioneiros. Enquanto no resto do mundo a doença atingia milhares de pessoas, os praticantes do método ministrado por Pilates ficaram imunes.
Este fato extraordinário rendeu a Pilates o merecido respeito. Para ele não era novidade vencer doenças e limites físicos, Pilates era um gênio.
Quem foi Joseph Pilates?
Joseph Hubertus Pilates, o criador do Pilates, nasceu em 1883 e era uma criança muito frágil que sofria de asma e febre reumática. Entretanto, Joseph Pilates cresceu seguindo a tradição de hábitos saudáveis que sua família cultivava e trabalhou, incessantemente, em busca de equilíbrio, forma física e bem-estar. Após muita dedicação, Joseph Pilates desenvolveu um método próprio, ao qual denominou “Contrologia”: um completo conhecimento do mecanismo do corpo e uma total compreensão dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados às ações do corpo nos estados ativo, em repouso ou dormindo. Através do controle do corpo e da mente é possível despender o mínimo possível de energia, garantindo boa saúde e melhor desenvolvimento.
No ano de 1923, o alemão abriu seu primeiro studio, em Nova York, onde utilizava aparelhos imaginados e desenvolvidos por ele próprio . Mas a técnica, entretanto, só ganhou popularização nos anos 40. A maioria dos alunos que buscavam eram praticantes de esportes, apresentando, geralmente, algum problema postural ou de lesões. Após a morte de Joseph, aos 83 anos, sua esposa deu continuidade ao trabalho de difusão da técnica e, em pouco tempo, muitos alunos seguiram os passos do criador do Pilates, montando seus próprios studios. No Brasil, Alice Becker foi a principal difusora, a partir de 1991.
O Pilates continua a crescer em todo o mundo, conquistando um número cada vez maior de adeptos por ser uma prática que respeita as condições, necessidades, objetivos e limitações de cada um, com resultados satisfatórios ao praticante.
Em 1926, Pilates resolveu mudar-se para Nova Iorque, onde abriu seu primeiro estúdio. Enquanto pouco se sabe do seu trabalho inicial, foi nos anos 40 que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos, com destaque para nomes famosos na época. Romana Kryzanowska, a ex-bailarina americana que conheceu seu mestre em Nova York nesta época.
Em seu livro retum to life though Contrologoly (Retorno à vida por meio da contrologia). Descreveu contrologia como a completa coordenação de corpo, mente e espirito. Ela desenvolve o corpo, corrige a postura, ativa vitalidade físcia, revigora a mente e o espírito, permitindo que a mente controle o corpo.
No Brasil o método chegou em 1991 através da bailarina Alice Becker Denovaro, e em Pernambuco em 2002 a Fisioterapeuta Suzete Neres Lima e Educadora Física já aplicava o método em seus alunos e pacientes inaugurando o primeiro Studio em 2003.
“O condicionamento físico é o primeiro requisito
para a felicidade e devemos tentar alcançar
constantemente corpos fortes e saudáveis, além de
desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade,
Joseph Pilates”
O que é Pilates?
O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo, aparelhos ou acessórios na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.
Por serem exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias.
Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, ocasiona a melhora da autoestima.
O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.
“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina,
nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro,
o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios.
Eles seriam mais felizes”. Joseph Pilates, 1965.”
BENEFÍCIOS:
- Aumenta a resistência física e mental.
- Alongamento e maior controle corporal.
- Correção postural.
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular.
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas.
- Melhora da coordenação motora.
- Maior mobilidade das articulações.
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue.
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas.
- Fortalecimento da musculatura pélvica (controle das funções orgânicas como incontinência urinária).
- Maior autonomia para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia.
- Aumento da concentração.
- Trabalha a respiração.
- Promove relaxamento.
“Com 10 sessões você perceberá a diferença,
com 20 sessões os outros irão perceber a diferença
e com 30 sessões você terá um novo corpo.
Joseph Pilates”
Equilibrar o corpo e a mente é fundamental para manter a saúde e o bem estar. O Pilates é uma modalidade que visa o fortalecimento e alongamento dos músculos, esculpindo o corpo e a mente.
Treinamento Funcional:
Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. É uma modalidade de exercícios conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária, tem como equipamento fundamental o próprio corpo humano e para promover o aumento da intensidade usa-se diversos acessórios que possibilitam movimentos livres criados para melhorar a qualidade de vida em atividades do dia a dia.
O treinamento funcional vem para somar às demais exercícios e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.
Ganhando cada vez mais espaço por pessoas que buscam melhoras estéticas e melhora na qualidade de vida, tanto em academias como em centro de treinamento de equipes de alto rendimento de todos os esportes.
Sendo assim, podemos dizer que consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.
O Treinamento Funcional trabalha principalmente força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória. Indicados tanto para crianças, adultos ou idosos, atletas ou não, ou até mesmo na reabilitação fisioterapêutica.